Playstation 4
Sony e seus PlayStations
Playstation 1
PlayStation, frequentemente chamado de PlayStation 1 ou ainda PSOne, é um console de Video game fabricado pela Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. Desde o seu lançamento até 2006, o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades, superado pelo seu sucessor, o PlayStation 2, com 150 milhões de unidades comercializadas.
A origem do PlayStation remonta a 1988, quando a Nintendo planejava uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. A Sony que desenvolveu o chip de som do SNES, foi escolhida para desenvolver a expansão. Após vários desentendimentos entre as duas empresas, a Nintendo decidiu cancelar o projeto e fazer outra parceria com a Philips.
O "PlayStation" já se encontrava em avançado estágio de desenvolvimento e seu engenheiro Ken Kutaragi convenceu a Sony a lançá-lo no mercado como um console de videogames independente. O console ainda recebeu massivo apoio da EA e sua linha esportiva EA Sports. Vários jogos contribuíram para o sucesso do console, como Resident Evil, Crash Bandicoot, Megaman X4, Castlevania, Tomb Raider, Medal of Honor, Dino Crisis, Tekken, Gran Turismo, Twisted Metal, Final Fantasy, Winning Eleven entre outros.
O PlayStation popularizou um acessório que, embora já existente em outros consoles (NEO-GEO, por exemplo), não havia ganhado vida plena: o Memory card. O cartão de memória permitia salvar dados dos jogos e o progresso do usuário no jogo para continuar do ponto em que parou.
Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como Nintendo 64, Sega Saturn e o Dreamcast, o PlayStation era o mais vendido e já contava com uma linha considerável de jogos de grande sucesso.
Em meados de 2000, o PlayStation passou por uma re-estilização, ficando menor e com curvas arredondadas. Esse modelo recebeu o nome de PSOne, agora na cor branca. Nesse mesmo ano também foi lançado o sucessor PlayStation 2.
O PlayStation foi sendo abandonado aos poucos e teve sua produção encerrada em 2006. Cerca de 100 milhões de consoles PlayStation foram vendidos em todo mundo. O Playstation foi o console mais vendido da 5° geração, superando Sega Saturn e Nintendo 64.
PlayStation 2
PlayStation 2 (oficialmente abreviado como PS2) é o segundo console produzido pela empresa Sony, após o PlayStation original. Foi inicialmente lançado no dia 4 de Março de 2000 no Japão, no dia 26 de Outubro na América do Norte, e posteriormente, no dia 24 de Novembro de 2000 na Europa. Após um lento primeiro ano, o PlayStation 2 cresceu a ponto de tornar-se o console mais popular da história dos videogames.
Como anunciado pela Sony em 31 de Janeiro de 2011, o PlayStation 2 vendeu mais de 150 milhões de unidades, assim como há mais de 10,828 títulos disponíveis.
Depois de 13 anos desde seu lançamento, o jornal britânico The Guardian, anunciou que a Sony cessou com a produção dos consoles PlayStation 2 no mundo inteiro no dia 4 de Janeiro de 2013.
Apesar disso, novos jogos continuam a ser produzidos e vendidos.
O desenvolvimento do PlayStation 2 foi anunciado em Março de 1999, até o seu lançamento em 4 de Março de 2000 (Onde foi inicialmente lançado no Japão), e posteriormente, em 26 de Outubro de 2000 nos Estados Unidos. A notícia se espalhou tanto que causou uma escassez nas lojas no dia do lançamento.
Apenas alguns milhões de pessoas tinham obtido o console até o final de 1999 devido a atrasos na fabricação. Após o seu lançamento, era difícil encontrar unidades PS2 nas prateleiras dos revendedores. Outra opção era comprar o console na internet através de sites de leilões, como o eBay, onde pessoas pagavam mais de mil dólares por um PS2.
Inicialmente o PS2 vendeu bem com base na força da marca PlayStation e da compatibilidade com a versão anterior, vendendo mais de 980.000 unidades no Japão em 5 de março de 2000, um dia após o lançamento. Mais tarde, a Sony adicionou novos kits de desenvolvimento para desenvolvedores de jogos e mais unidades de PS2 para os consumidores.
A Sony, ao contrário da Sega durante as vendas do seu Dreamcast, na qual parecia dar maior ênfase ao suporte on-line apenas ao seus jogos iniciais, e então, coincidindo com com o lançamento do Xbox Live, a Sony decidiu criar o periférico PlayStation Network Adapter no final de 2002, enquanto o jogo SOCOM: U.S. Navy SEALs, foi o primeiro jogo a ter o suporte ao gameplay on-line. Além disso, o Network Adapter possuia uma saida para a conexão de um HD Interno, o que possibilitava o usuário a baixar expansões, mapas e conteúdos adicionais para certos jogos.
Em setembro de 2004, na mesma epoca do lançamento de GTA San Andreas, a Sony revelou um novo modelo de PS2, mais fino, chamado slim. Em preparação para o lançamento dos novos modelos slim (SCPH-70000-90000), a Sony deixou de fabricar os modelos mais antigos (SCPH-30000-50000).
A Sony anunciou que a partir 1 de abril de 2009 o PS2 custaria $99,99 dólares no varejo. Logo Sony anuncia que jogos do PS2 serão relançados em 2012 pelo grande sucesso que ainda é hoje.
O Playstation 2 foi o console de mesa mais vendido da 6°geração, ultrapassando as vendas do Gamecube e Xbox, mas sendo superado apenas para o portátil da Nintendo, o Nintendo DS, que até 31 de Dezembro de 2012, conseguiu vender 153.67 milhões de unidades.
Online
Todos os jogos de PS2 lançados depois de 2003 são protegidos pela Rede Dinâmica de Autenticação (DNAS). O objetivo deste sistema é evitar a pirataria e trapaças. O DNAS impedirá cópias ilegais ou cópias modificadas de se conectarem a internet.
O PlayStation 2 foi sucedido pelo PlayStation 3 em 2006.
PlayStation 3
O PlayStation 3 (oficialmente abreviado como PS3 ) é o terceiro console de videogame produzido pela Sony Computer Entertainment e o sucessor do PlayStation 2 como parte da série PlayStation. O PlayStation 3 compete contra o Xbox 360,o Nintendo Wii e o sucessor deste,Wii U (apesar de pertencer a uma geração superior ao console) como parte da sétima geração de consoles de videogame.
O principal recurso que distingue o PlayStation 3 de seus predecessores é o seu serviço unificado de jogo online, o PlayStation Network, que contraria a política oficial da Sony de depender dos desenvolvedores de jogos para conseguir tal experiência. Outros recursos do console incluem suas robustas capacidades multimídia, sua conectividade com o PlayStation Portable, PlayStation Vita e a utilização de formato de disco óptico de alta-definição, Blu-ray Disc, como seu meio de armazenamento primário. O PlayStation 3 também foi o primeiro reprodutor no mercado de Blu-ray compatível com a especificação 2.0.
O PlayStation 3 foi inicialmente lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão, 17 de novembro de 2006 na América do Norte, 16 de março de 2007 no Reino Unido e Irlanda e em 23 de março de 2007 na maior parte da Europa e na Oceania. Foram disponibilizadas duasSKUs ao lançamento: um modelo básico com disco rígido (HDD) de 20 GB e um premium com um disco rígido de 60 GB e vários recursos adicionais (o modelo de 20 GB não foi lançado na Europa ou Oceania). Desde então, várias revisões foram realizadas aos modelos disponíveis do console, particularmente com o lançamento de um novo modelo "slim" em setembro de 2009, coincidindo com a reformulação do console e seu logotipo.
Em Fevereiro de 2013 a Sony anunciou o lançamento do seu sucessor, o PlayStation 4, que irá ser lançado durante o 4º trimestre de 2013.
O PlayStation 3 (então marcado PLAYSTATION 3 ) foi revelado oficialmente ao público pela Sony em conjunto com o seu controlador original em formato de bumerangue em 16 de maio de 2005, durante a conferência E3 2005. Uma versão funcional do sistema não estava presente na conferência, muito menos na Tokyo Game Show em setembro de 2005, entretanto, demonstrações (como o Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots ) foram mantidas em devkits e hardware de PC comparável em ambos os eventos. Também foram mostradas sequências de vídeo baseados em especificações preditas do PlayStation 3 (notavelmente a demonstração técnica de Final Fantasy VII). O protótipo inicial mostrado em maio de 2005 apresentava duas portas HDMI, três internet e seis USB; contudo, ao ser mostrado novamente um ano mais tarde na E3 2006, foram reduzidas para uma porta HDMI, uma Ethernet e quatro USB, presumidamente para reduzir custos.Duas configurações de hardware para o console também foram anunciadas: um modelo de 20 GB e um de 60 GB com preços de $499 (€499) e $599 (€599), respectivamente. O modelo de 60 GB seria a única configuração a apresentar uma porta HDMI, conexão Wi-Fi, leitor de cartões de memória e um enfeite cromado com logotipo prateado. Os console foram anunciados para lançamento mundial simultâneo: 11 de novembro no Japão e 17 de novembro na América do Norte e Europa.
Em 6 de setembro de 2006, a Sony anunciou que o lançamento do PlayStation 3 na região PAL (Europa e Oceania) seria atrasado até março de 2007, devida a escassez de materiais utilizados na unidade de Blu-ray Disc.
Na Tokyo Game Show em 25 de setembro de 2006, a Sony anunciou que incluiria uma porta HDMI ao modelo de 20 GB, mas que um enfeite cromado, leitor de cartões de memória, logotipo prateado e Wi-Fi não seriam incluídos. Além disso, o preço de lançamento do modelo de 20 GB japonês foi reduzido em mais de 20% e o de 60 GB anunciado com um esquema de preço aberto no Japão. Durante o evento, a Sony mostrou 27 jogos de PlayStation 3 sendo executados em hardware final.
Lançamento
Pouco após o seu lançamento no Japão, o PlayStation 3 foi lançado na América do Norte em 17 de novembro. Relatos de violência envolvendo o lançamento do PS3 incluem um cliente baleado, campistas assaltados a mão armada, clientes baleado por atiradores que estavam em um carro em movimento portando armas BB e 60 campistas brigando por 10 sistemas.
Foi planejado originalmente um lançamento global do console em novembro, porém, o console apresentava problemas ao ligar o sistema de aquecimento de café. Sendo este uma espécie de atraso de última hora algumas companhias já haviam adquirido unidades através de depósito, por isso a Sony informou aos seus clientes que possuíam elegibilidade ao reembolso total ou poderia continuar com a pré-venda. Em 24 de janeiro de 2007, a Sony anunciou a venda do PlayStation 3 em 23 de março de 2007 na Europa, Austrália, Oriente Médio, África e Nova Zelândia. O sistema vendeu em torno de 600 mil unidades nos seus primeiros dois dias. Em 7 de março de 2007, o PlayStation 3 de 60 GB foi lançado na Singapura com um preço deS$799. O console foi lançado na Coréia do Sul em 16 de junho de 2007 em uma única versão equipada com um disco rígido de 1080 GB e IPTV.
Blu-ray
Na fase de desenvolvimento do PlayStation 3, a Sony decidiu equipar o Blu-ray no PlayStation 3. O disco é de 12 cm de diâmetro, como o DVD e CD. Os jogo de PlayStation 3 são armazenados nesse formato e muitos desenvolvedores se aproveitaram da capacidade de armazenamento da unidade para adicionar mais extras nos jogos. Os discos Blu-ray são feitos de papel e celulose, em vez de polímeros como no caso de CD ou DVD, para que sejam biodegradáveis. Mas os discos Blu-ray tem uma proteção de arranhão resistente não-biodegradáveis. Um disco Blu-ray pode armazenar aproximadamente 25 GB de dados por camada, 50 GB dupla camada. Em 2008, o Blu-Ray se tornou o padrão para o sucessor do DVD óptico, após a retirada da Toshiba na produção de HD DVD em fevereiro de 2008. Na guerra dos formatos anteriores entre HD DVD e Blu-ray, o PlayStation 3 foi considerado como o leitor de Blu-ray mais barato (em alguns países). Um estudo mostrou que 60% dos donos de PS3 não sabe que tem Blu-ray, os outros 40% sabe que incorpora este leitor e o usam para assistir filmes em alta definição. Foi também o mesmo estudo para outros consoles, onde 30% sabem que você pode usar o leitor para assistir filmes em alta definição.
PS3 Slim e reformulação do console
Seguindo a especulação de que um modelo 'slim' estava em processo, a Sony anunciou oficialmente o modelo CECH-2000 do PlayStation 3 em 18 de agosto de 2009 na conferência de impressa da Sony na Gamescom. Dentre seus recursos está um console de forma menor e com menos ruído quando ligado. Foi lançado na maioria dos territórios em setembro de 2009. Como parte do lançamento o modelo “slim”, o logotipo do console foi alterado da "fonte estilo Homem Aranha" e PLAYSTATION 3 em letras maiúsculas para um logotipo mais parecido com os tradicionais logotipos do PlayStation e PlayStation 2; e com um PS3 impresso no console. Junto com a reformulação do console e logotipo, a tela de inicialização de todos os consoles foi alterada de “Sony Computer Entertainment" para "PS3 PlayStation 3", possuindo um novo som e tendo sua tela de inicialização de jogo removida. A arte de capa e pacote dos jogos também foi alterada para refletir a reformulação. lagda lagda lagda nerds.